Saiba tudo sobre o doce e elegante Gato Scottish Fold

Conheça as curiosidades desse pet!

O Gato Scottish Fold

Gato Scottish Fold – Sua beleza é estonteante e sua personalidade doce e sociável é cativante. Neste texto vamos lhe apresentar as particularidades dessa raça. Confira!

A aparência ‘arredondada’ da cabeça do Scottish o deixa muito fofo. Mas sua marca registrada é o formato de suas orelhas, voltadas para a frente.

De fato, essa é uma raça de gatos antiga e é único quando se torna um pet de crianças, por exemplo.

No entanto, é fundamental cuidar da sua saúde, especialmente com a dieta, problemas nas articulações e com o rabo.

Tem curiosidades sobre o carismático que tem o rosto redondo lembrando uma coruja?

Aproveite e clique em inscrever-se em nosso canal no YouTube, acesse aqui.

Então, continue a ler este texto, didaticamente dividido nos seguintes subtítulos:

  1. Origem do gato Scottish Fold
  2. Características mais importantes do gato Scottish Fold
  3. Quais os principais cuidados com seu Scottish Fold
  4. Explicando o temperamento do Scottish Fold
  5. O cuidado com a dieta é relevante para sua saúde
  6. Principais doenças em gatos Scottish Fold

Origem do Gato Scottish Fold

De origem escocesa, o gato Scottish Fold nasceu em uma fazenda perto da cidade de Coupar Angus, em 1961.

O que se sabe sobre sua origem é que havia uma única gatinha de orelhas dobradas na região, e que dois de seus filhotes nasceram com a mesma característica.

Então, o fazendeiro William Ross, amante de gatos, com a ajuda de um geneticista chamado Pat Turner reproduziram mais 76 gatinhos em 3 anos.

Desses gatos, portanto, 42 gatos nasceram com orelhas dobradas e 34 com as orelhas retas, concluíram então que a mutação se dava por algum gene dominante.

Por ter orelhas dobradas para frente e olhar penetrante também é conhecido como gato coruja. Ele sofreu várias mutações genéticas naturais, que alteraram sua cartilagem.

Hoje em dia, essa raça é muito popular nos Estados Unidos e no Canadá.

Características mais importantes do Gato Scottish Fold

A principal característica desse felino são suas orelhas dobradas para frente e seus olhos expressivos que o fazem parecer com uma coruja.

Todos os gatos desta raça nascem com as orelhas retas, mas que vão se curvando para frente conforme eles vão ficando mais velhos.

Geralmente a mudança começa a surgir nos primeiros 21 dias de vida do animal. Alguns não passam por essa mudança e são conhecidos como Estreito.

Originalmente, essa raça possuía apenas uma dobra em sua orelha, mas por conta de sua reprodução seletiva, seus criadores vêm aumentando para duas ou três.

Essa mudança faz com que suas orelhas fiquem basicamente planas, por exemplo, em relação ao resto da cabeça.

As fêmeas dessa espécie pesam entre 3 e 4 quilos e os machos entre 4 à 5, mas alguns podem chegar até a 9 quilos.

Se trata de uma raça doméstica, de porte médio, eles são robustos e musculosos, mas suas perninhas e pescoços são curtos, aparentando serem mais baixinhos.

A cor de seus olhos pode variar, mas o mais comum é encontrar cores como; mel, dourado e castanho chegando ao verde.

Enquanto isso, seus pelos são variados entre curtos e compridos, eles possuem a cabeça e o corpo bem arredondados.

Existe uma ampla combinação de cores para este felino, mas você não encontrará cores como chocolate, lilás e ponteados, por exemplo.

Quais os principais cuidados com seu Gato Scottish Fold

Um cuidado que não deve ser negligenciado, é evitar o cruzamento entre dois Scottish Folds que possuam as orelhas dobradas.

Essa mutação genética pode ser letal para o filhote, aconselha-se o cruzamento com as raças British shorthair ou American shorthair.

E caso ocorra o cruzamento entre eles, pode ocasionar em filhotes deficientes, tanto ao ponto de terem dificuldades para simplesmente caminhar.

Devido a sensibilidade de suas orelhas, há um acúmulo maior de cera do que em outras raças, necessitando de limpeza constante.

Isso pode ser feito com lenços umedecidos em produtos específicos, de acordo com as orientações do veterinário. O banho pode ser dado quinzenalmente.

Tome cuidado com a região do rosto, como os olhos, nariz e ouvido. Tente evitar que entre água nesses locais, você também pode usar um paninho.

Os pelos devem ser escovados semanalmente ou duas vezes por semana, caso o gatinho esteja passando por uma troca de pelos.

Isso ajudará os pelos a se manterem brilhantes, lembre-se também de manter a carteirinha de vacinação sempre em dia.

Explicando o temperamento do Gato Scottish Fold

De fato, essa é uma raça muito carinhosa, que se sente confortável com todos os membros da família, inclusive com outros animais.

São animais de estimação muito conectados com seus donos, eles se adaptam facilmente em qualquer lugar, mesmo em locais pequenos.

Eles fazem muitos sons diferentes, oferecendo uma sonoridade bastante suave, uma característica encontrada em poucas raças.  São alegres, leais, meigos e brincalhões.

Essa raça costuma se dar bem também com crianças e outros animais de estimação, são ótimos companheiros e muito agradáveis.

Um comportamento engraçado do gato Scottish Fold é a forma que ele costuma se sentar, parecendo-se com um buda.

O cuidado com a dieta é relevante para sua saúde

A saber, o aconselhável é que esse gatinho seja amamentado até os primeiros dois meses antes de ser separado da mãe.

Caso você opte por alimentar seu Scottish Fold de forma natural, a carne vermelha precisa ser congelada por pelo 3-5 dias e estar crua ou levemente fervida.

Aves devem ser bem cozidas para evitar a salmonela, peixe apenas com baixo teor de gordura, não exagere no peixe, apenas uma ou duas vezes na semana.

As rações devem ser de muita qualidade, jamais compre rações baratas ou com corantes para seu gatinho de estimação.

É muito importante ter um bom controle nutricional, pois se trata de uma raça já arredondada, não muito ativa e que adora comer.

Se não tiverem uma dieta balanceada e controlada podem se tornar obesos.

Principais doenças do Gato Scottish Fold

Devido a seu problema de cartilagem – muito comum devido às mutações genéticas – essa raça está mais propensa a sofrer de doenças crônicas como a artrite.

Para manipular a cauda, também é necessário atenção, pois é recorrente que o Scottis Fold sofra de enrijecimento de cauda.

Entretanto, a má higienização de seus ouvidos pode resultar em doenças como: otite, parasitose atrial e outras infecções.

Outra doença comumente encontrada em gatos dessa espécie são: doença do rim policístico, causando fadiga, perda de peso e sede excessiva.

Por fim, saiba que o Scottish Fold é um gato sensacional, excelente para completar uma família, mas é claro precisa de cuidados constantes.

Visite nossa Lojinha, lá temos os melhores produtos para o seu Pet. Afinal, eles são muito especiais e sempre merecem um presentinho!

Saiba mais sobre outros gatos, veja aqui.

Aproveite e nos acompanhe nas redes sociais para saber mais sobre essas fofurinhas: Facebook e Instagram.

E se este post lhe ajudou a saber mais sobre essa raça, o que acha de compartilhar com mais pessoas? Eles vão adorar!

Consulte também

Este site usa cookies Ok Mais detalhes

Termos & Política de Privacidade